Dicas para deixar seu carro protegido na garagem
Seu carro está passando mais tempo na garagem do que rodando?
Saiba que você deve tomar alguns cuidados para que esse período na garagem não se torne um transtorno do futuro.
Por isso, nós preparamos para você algumas dicas para se prevenir de problemas futuros.
Vamos lá?!
Onde seu carro fica?
A primeira coisa que você deve analisar é onde seu carro está estacionado.
Está em garagem aberta e exposto ao sol?
Os cuidados com relação a conservação da pintura devem ser prioridades. Para carros estacionados em vias públicas, totalmente expostos, a segurança vem em primeiro lugar.
Agora, se se carro fica guardado em garagem coberta e protegida de fatores externos, não vai pensando que está tudo bem e você não precisa fazer nada, apenas estacionar e deixar.
Existem alguns cuidados que ajudam a manter seu carro protegido, limpo, e pronto para a ação a qualquer hora.
Confira!
Cuidados com o carro que fica estacionado na rua
Se o seu carro está estacionado em frente a sua casa, condomínio, ou em praças e vias públicas, a segurança vem em primeiro lugar.
Afinal ninguém quer ter a desagradável surpresa de chegar e não encontrar o seu carro onde estava estacionado.
Seguros
Claro que para se precaver e não ficar no prejuízo a melhor coisa a se fazer é contratar um seguro de autos.
Além da indenização em caso de furto ou roubo, você fica protegido caso alguém quebre um vidro, ou caso algum outro veículo venha a colidir com o seu carro estacionado.
Hoje em dia a contratação de um seguro está bastante acessível, existem no mercado, diversas modalidades de seguros, seja seu carro novo, ou um carro mais antigo, sempre tem alguma que se encaixa no seu perfil.
Alarmes
Outra forma de se precaver contra furtos é o uso de alarmes para automóvel. Com a instalação de um sistema de proteção automotiva, dependendo do modelo, você será aviso até mesmo pelo seu celular que há algo errado com seu carro.
O mais comum é aquele em que caso haja alguma movimentação bruta no carro, quebra de vidros ou abertura de portas, uma sirene dispare, espante o ladrão e avise a quem estiver ao redor que há algo errado no seu carro.
Quase todo alarme no mercado, possui indicadores de led que piscam, muitas vezes instalados no para brisa.
Esse pequeno indicador pode ser a primeira coisa a inibir que o seu carro seja a próxima vitima. Existem diversos tipos de alarmes, perimétrico, volumétrico e tipo resgate. Mas esse é assunto para outro post.
Travas de Segurança
Muito usada no passado, mas comercializado até hoje, inclusive em nossa lojas, existem no mercado travas de segurança que inibem o furto ou roupe com soluções mecânicas, ou seja, com uma trava tipo cadeado, que só abre através de uma chave especifica e codificada.
Existem travas que bloqueiam o volante e pedal, travas que bloqueiam câmbio e freio de mão, e travas que bloqueiam apenas o volante.
Com um custo mais baixo que um alarme, acaba sendo uma alternativa de emergência até que você consiga realizar a contratação de um seguro ou a instalação de um alarme.
Ou até mesmo quando você vai viajar e não sabe onde seu carro vai ficar estacionado.
Essa é mais uma forma de inibir que o ladrão escolha o seu carro.
Cuidado onde estaciona
Fique atento onde você vai deixar o seu carro estacionado, evite lugares próximos a entradas e saídas com grandes movimentos de carro, por exemplo, em frente a portaria de condomínios.
Evite também parar em baixo de arvores, apesar de proteger seu carro do sol, existe o risco de cair um galho seco e danificar seu automóvel, além da seiva que cair da arvore impregnar danificar seriamente a pintura do seu carro.
Se você não tem como parar longe delas, os cuidados abaixo são imprescindíveis a você!
Se o seu carro já conta com sistema de proteção e segurança, você também deve se atentar aos cuidados abaixo
Carros de garagem aberta
Se você possui uma garagem ou vaga no condomínio, que sejam abertas e expostas a sol, chuva, ventos e outras ações climáticas, a sua prioridade deve ser garantir que a pintura do seu carro fique sempre protegida, pois a ação do sereno e do sol atacam a pintura, deixando-a opaca e até mesmo queimada.
Você já deve ter visto por ai, carros com a pintura do teto ou capô toda manchada, isso ocorre por que a camada de verniz que protegia a pintura foi totalmente oxidada pelas ações do tempo. Se você cuida do seu carro com muito carinho, não vai querer vê-lo nesse estado, não é mesmo?
Para isso não acontecer, manutenção preventiva é a chave do sucesso. Você deve manter o seu carro sempre limpo, livre de poeira, barro e outras sujeiras que possam impregnar na pintura do seu carro, causando manchas e arranhões.
Mas a principal atenção deve ser em manter seu carro protegido por uma cera automotiva. É ela que vai prevenir para que as ações do tempo não agridam ao verniz que protege a pintura.
Existe um infinidade de ceras disponíveis o mercado, a principal diferença entre elas é o tempo de durabilidade da proteção na pintura ,que variam de 1 mês a 1 ano de proteção. Em breve contaremos mais sobre as ceras e seus tipos de proteção.
Carros de garagem coberta
Se seu carro está em garagem coberta, com certeza você está em uma posição um pouco mais confortável do que os casos descritos acima. Mas isso não significa que seu carro não precisa de cuidados.
Além de manter os cuidados com a limpeza e conservação, o uso de cera também é recomendado, ela vai criar uma camada de proteção na pintura, facilitando a limpeza. Assim, com o uso de um lava autos a seco, você consegue limpar totalmente seu carro, sem arranhar a pintura.
Além de tudo isso, você deve verificar regularmente a pressão dos pneus, principalmente se seu carro ficar parado por mais de 15 dias seguidos.
Nesse caso, a recomendação é que você realize a calibragem dos pneus assim que for andar com o carro, de preferência, com os pneus frios, em um posto ou borracharia em até 1 km de distância.
Se seu carro fica exposto ao sol, apesar da pintura protegida, algumas outras partes podem resseca e precisam de uma atenção especial, por isso, verifique como estão os limpadores de vidros do seu carro, as vezes pode ser a hora de trocar.
Fique atento também a bateria, muitas vezes, quando o carro fica parado por muito tempo, a bateria fica com baixa tensão, o ideal é funcionar o carro, mesmo que parado, por pelo menos 15 minutos, uma vez na semana.
Assim você ajuda a manter a tensão da bateria, além de funcionar o motor, prevenindo a formação de borras de óleo no cárter.
Não deixe seu carro parado por muito tempo com o combustível na reserva, você pode vir a ter grandes dores de cabeça quando o tanque está com o nível de combustível muito baixo.
Se você gostou desse post, acesso o nosso blog e veja mais conteúdos.
Até a próxima!
Acácia Auto Peças