Quanto tempo passamos dentro do nosso carro?
Você já parou para pensar, que assim como em nossa cama ou nosso sofá, também passamos muito tempo dentro do carro! Seja para pequenos deslocamentos, viagens e até a trabalho, sendo o condutor ou até mesmo o passageiro.
Mas quanto tempo, especificamente, passamos no interior dos carros? Uma pesquisa sobre esse tema foi enocomendada pela Citroën ao instututo CSA Research, que atua em estudos especializados ao setor industrial.
O levantamento envolveu a participação de pessoas em sete países europeus, além de Brasil, Argentina, China e Japão. Especificamente no Brasil, foram ouvidas 500 pessoas com 15 anos ou mais. A pesquisa levou em conta tanto motoristas quanto passageiros, além de pessoas que conduzem veículos diariamente ou não e possuem ou não automóveis.
Segundo a pesquisa, os brasileiros passarão 4 anos e 11 meses no carro ao longo de toda a vida. Os europeus, por sua vez, passam 4 anos e 1 mês, enquanto os argentinos ficam 4 anos e 3 meses em seus carros ao longo da vida. Na China, o tempo médio que as pessoas passam nos carros é de 3 anos e 1 mês. Já no Japão, que é beneficiado por um setor de transporte público muito eficiente e com uma ampla malha de cobertura, seus residentes passam 2 anos e 5 meses nos carros em média.
Falando especificamente do Brasil, o estudo realizado pela CSA constatou que os brasileiros passam mais do que 3 anos somente dirigindo ao longo da vida ou 1 ano e 11 meses como passageiro. São gastas 21.571 horas em um carro com a família e amigos, ou o equivalente a mais de 2 anos e 5 meses. Só dirigindo à noite são mais do que 1 ano e 1 mês atrás do volante.
Dentre as coisas que os brasileiros mais fazem a bordo do carro é cantar, agradecer a outro motorista na via e falar sozinho, nessa ordem. Ao que tudo indica, o carro muitas vezes cumpre a função de um divã ambulante, ou um bom amigo de todas as horas para desabafar…
Entre os hábitos dos brasileiros, muitos pensam em compartilhar o carro com alguém ou “dirigir em um lugar diferente do trajeto diário habitual”. Curioso que alugar um carro é algo que os brasileiros farão, ao longo da vida, apenas 35 vezes em média.
Dentre algumas “situações notáveis” da pesquisa, uma boa parte dos brasileiros que participaram do estudo pensam que seria interessante se os carros fosses capazes de se deslocar por aí sem a intervenção de um motorista (autônomos). Em segundo lugar, muitos também pensam que estão sendo enganados na oficina ou gostariam de ter um carro mais espaçoso. Os brasileiros também mostram-se bem preocupados com a questão ambiental e “gostariam de ter um carro mais ecológico”.