Óleo de câmbio automático: tudo que você precisa saber
Você sabe o que é óleo de câmbio automático ou mesmo quando realizar a troca? A verdade é que existem uma série de detalhes dos quais se deve ficar atento, e é sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.
De acordo com um levantamento feito pela Bright Consulting, entre janeiro e junho de 2021, cerca de 55,5% de todos os veículos vendidos possuíam transmissão automática.
Em contrapartida, 44,5% dos veículos que foram emplacados possuíam câmbio manual. Diante desse contexto, é comum se perguntar a respeito da troca de óleo do câmbio automático.
Então, para entender ainda melhor a respeito de todos os detalhes deste assunto, é só conferir os parágrafos seguintes.
É necessário trocar o óleo do câmbio automático do tipo CVT?
A primeira coisa que você deve entender sobre o óleo do câmbio automático, ainda que seja do tipo CVT, é que ele segue a mesma lógica que qualquer outro tipo de caixa.
Ou seja, ele pode requerer tanto a substituição quanto dispensar esse tipo de procedimento. Tudo varia de acordo com as recomendações do próprio fabricante.
Para isso, é fundamental que você leia atentamente o manual do proprietário. Porém, isso não quer dizer que se deve negligenciar a necessidade de averiguar o nível de óleo de forma periódica, mas bem pelo contrário.
Além disso, tenha em mente de que pode sim acontecer um vazamento de óleo do câmbio automático. Se esse for o caso, você deve levar o seu carro para reparo em uma oficina especializada o quanto antes.
O mesmo acontece para os carros em que se deve fazer a troca do fluido. Apenas mão de obra capacitada é capaz de realizar os devidos reparos da maneira correta. E lembre-se de comprar em uma loja da auto peças qualificada e com procedência.
Câmbio automatizado: é necessário trocar o óleo da caixa de marchas?
Muito se fala que os câmbios possuem um funcionamento muito semelhante e, de fato, isso é verdade. Mas, analisando do ponto técnico, há grandes diferenças.
Dizemos isso porque os câmbios automatizados possuem uma caixa acoplada a uma embreagem.
Os automáticos, por sua vez, possuem a diferença de que, ao invés de o próprio motorista fazer a mudança da marcha, trata-se de um sistema que detém atuadores elétricos ou hidráulicos.
Assim, é por meio de um gerenciamento eletrônico que faz as operações. O câmbio automático também detém um mecanismo de engrenagens que é diferente do tipo planetária.
Em contrapartida, o CVT possui duas polias de diâmetro variável, que se ligam por uma corrente. Mas, nos dois casos, há um conversor de torque no lugar da embreagem.
A falta de óleo no câmbio automático também pode acontecer, sendo que a vida útil do óleo do câmbio automatizado é parecido com os das caixas manuais.
Isso quer dizer que nos dois sistemas, em sua maioria, não se recomenda trocar o fluido de forma periódica.
Porém, tenha em mente de que pode haver casos em que o fabricante pode sim fazer a substituição. Portanto, se você quer saber se há necessidade de troca, deve-se consultar o manual do veículo.
Devo ou não trocar o óleo do câmbio automático?
Depende. Como já mencionado, o câmbio automático pode exigir a substituição com uma determinada quilometragem.
Em outros casos, há caixas automáticas que não requerem sequer a troca do fluido, uma vez que ela dura a vida inteira.
Portanto, devemos salientar que para ter a certeza se há necessidade de troca, você precisa conferir o manual de fábrica do veículo.
A montadora sempre detalha a respeito da durabilidade do óleo dentro do sistema de transmissão. Tenha em mente que o fabricante não recomenda um procedimento que irá prejudicar o seu veículo.
Portanto, caso esteja informando que não há necessidade em trocar o fluido hidráulico do câmbio automático, não há porque trocar.
Há pessoas que trocam o óleo de câmbio automático se baseando na coloração do fluido, que vai ficando escuro com o tempo.
No entanto, isso nada mais é que a oxidação, sendo que isso não é capaz de afetar qualquer tipo de propriedade lubrificante do fluido.
A única exceção é quando você anda em trechos alagados. Isso porque, nesse caso, existe a possibilidade de ter entrado água no câmbio pelo respiro.
Quais são os tipos de óleo para câmbio automático?
Como há situações em que há necessidade de fazer a troca, é comum querer saber qual é o melhor óleo para câmbio automático.
Quanto a isso, saiba que os lubrificante para câmbio automático pode variar de acordo com a sua base, que pode ser:
- Mineral;
- Sintética;
- Semissintética.
Os lubrificantes da YPF Brasil, da linha Hidro ATF, atende uma série de transmissões com níveis distintos de desempenho para cada aplicação.
E no câmbio automático do tipo CVT?
A lógica para fazer a troca do óleo de câmbio automático do tipo CVT segue o mesmo padrão que qualquer um outro tipo de caixa.
Isto é, pode ser necessário fazer tanto a substituição quanto não. Portanto, sempre avalie as recomendações do fabricante do veículo, que estará contido no manual do proprietário.
Porém, não podemos deixar de mencionar que, independente do tipo de câmbio, você precisa avaliar, de maneira periódica, o nível do óleo para carro.
Até mesmo porque são essas análises preventivas que irão ajudar os riscos de vazamento ou coisas desse gênero.
Agora, para os veículos em que se faz a troca do fluido, o proprietário também precisa ir em busca de uma mão de obra capacitada para fazer o procedimento em questão.
Principais cuidados ao realizar a troca de óleo do câmbio automático
Sempre que você for fazer a troca de óleo do câmbio automático, é preciso tomar alguns cuidados mais específicos.
Primeiro de tudo, é indispensável que se faça em um auto center especializado, que tenha um maquinário correto para esse procedimento.
Diversos são os especialistas que afirmam que só é possível fazer a troca de 100% do óleo do câmbio automático usando a máquina certa para esse serviço.
Caso faça esse processo de forma manual, tenha em mente que esse processo se irá se restringir unicamente ao que está no reservatório.
Portanto, se esse for o caso, não será possível fazer a remoção do óleo que fica dentro do sistema, o que equivale a uma troca de 75%, mais ou menos.
E isso ocorre porque o óleo acaba ficando preso no conversor de torque, dentro do próprio motor. Além disso, também é preciso saber quantos litros de óleo vai no câmbio automático.
Recomendamos que em toda troca de óleo de câmbio automático, se faça a troca do filtro, para não ficar resquícios do óleo antigo no sistema e para que uma nova peça execute o trabalho de filtragem corretamente .
Precisando de óleo ou óleo para câmbio automático para o seu carro?
Vem pra Acacia Auto Peças!